- Área: 11245 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Stéphane Brügger
-
Fabricantes: Ceragres, Endicott, Kawneer, Panneaux 3D, Tafisa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Recentemente premiado no Grands Prix du Design, categoria "área comum", o projeto LEED prata de expansão oferece um novo cotidiano na sede da CSN, melhorando a qualidade de vida dos usuários e moradores do bairro.
Localizada no distrito de Ville-Marie, a leste da Ponte Jacques-Cartier, a sede da CSN (Confederação dos Sindicatos Nacionais), um edifício brutalista do início dos anos 80, queria se livrar de sua imagem pesada e severa. Esta imagem foi transformada através de uma reforma e de uma ampliação que amplia a estética do edifício e o seu impacto no bairro, preservando a sua essência, a sua identidade. Todo o projeto é inspirado e ancorado na continuidade dos valores da CSN: autonomia, liberdade, solidariedade.
O projeto de expansão foi idealizado para melhorar a paisagem arquitetônica e social da área. Um grande volume de cor se desenvolve em continuidade com o edifício existente, mas agora mais livremente, expressando diversidade, complementaridade e unidade. Um novo jardim completa o desenvolvimento do terreno e oferece aos usuários e moradores do bairro, uma verdadeira área de relaxamento e lazer. No coração do conceito arquitetônico está a simbiose de dois volumes, um de madeira, o outro de aço, misturando-se harmoniosamente em um vasto átrio banhado em luz natural.
Uma verdadeira metáfora do espaço público, ao mesmo tempo livre, luminoso e unificador, esse lugar grandioso atua como um elo forte; unindo o edifício existente com a sua expansão, bem como os diferentes membros da confederação. Os escritórios estão todos localizados no perímetro do volume ampliado e em torno deste átrio revestido por passagens e pontes cruzadas. No piso térreo e no nível do jardim estão as funções comuns: as salas de reuniões, a cafetaria, a sala multifuncional, a livraria e a biblioteca. A planta "circular" oferece uma grande flexibilidade que permitirá o crescimento ou declínio das diferentes federações ao longo dos anos.
Madeira, concreto e aço foram utilizados para expressar as habilidades das indústrias locais e regionais, representadas pelos sindicatos da CSN. O átrio foi projetado para destacar essas matérias-primas. Em particular, a madeira é o elemento predominante deste projeto, uma vez que está associado aos espaços coletivos do edifício; esses lugares, altamente simbólicos para a Confederação, unem seus diferentes membros e os reúnem em torno da mesma missão. O uso cuidadoso da madeira permite colocar ênfase nesses espaços de compartilhamento; incluindo o átrio, a cafetaria e salas multifuncionais.
Combinada com o concreto e o aço, a madeira finamente trabalhada reforça a estética desses espaços coletivos e representa a riqueza do conhecimento dos trabalhadores, lembrando a essência da CSN. Os diferentes tipos de madeira escolhidos para a concepção do projeto provêm de indústrias locais e regionais representadas pelos sindicatos da Confederação. O Maple foi o principal tipo de madeira utilizada em diversas aplicações ornamentais por sua cor, resistência e identidade.